Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 214 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Por fim, nas dimensões do desenvolvimento positivo, foram também obtidas diferenças estatisticamente significativas em todas as dimensões: competência [F(2; 3001) = 409,8, p < 0,001], confiança [F (2; 3014) = 409,8, p < 0,001] e conexão, [F (2; 3009) = 409,8, p < 0,001], com os adolescentes do grupo com melhoria das condições de vida a relatarem níveis mais elevados nas dimensões do desenvolvimento positivo, quando comparados com o grupo que manteve as condições de vida o qual, por sua vez, apresentou níveis mais elevados de desenvolvimento positivo por comparação ao grupo com agravamento das condições de vida com a pandemia (Tabela 8). Os resultados da análise discriminante subsequente evidenciaram a existência de duas funções discriminante estatisticamente significativas. A primeira função discriminante, de Wilks = 0,618, χ2 (28) = 1317,294, p < 0,001, explicou 90,7% da variância. A segunda função discriminante, de Wilks = 0,948, χ2 (4) = 146,375, p < 0,001, explicou 9,3% da variância. As correlações canónicas foram iguais a 0,59 e 0,23, indicando que 34,8 e 5,3% da variância foi explicada pela relação entre as variáveis preditoras e a pertença ao grupo nas duas funções. As coordenadas dos centróides dos três grupos nas funções discriminantes são apresentadas na Tabela 9.
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