Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 212 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Foram obtidas diferenças estatisticamente significativas na satisfação com a vida [F (2; 3056) = 436,4, p < 0,001], no bem-estar [F(2; 3060) = 319,3, p < 0,001] e nos sintomas psicológicos [F(2; 3053) = 358,2, p < 0,001]. À semelhança dos resultados obtidos com as crianças e préadolescentes, as comparações múltiplas entre grupos, através do método de Tukey, evidenciaram que os adolescentes com uma vida melhor relataram níveis mais elevados de satisfação com a vida e bem-estar quando comparados com os adolescentes com uma vida igual que, por sua vez, apresentaram níveis mais elevados de satisfação com a vida e bem-estar em comparação com os adolescentes com uma vida pior. Por sua vez, estes adolescentes relataram níveis mais elevados de sintomas psicológicos quando comparados com os adolescentes com uma vida melhor ou igual (Tabela 8). As comparações entre os grupos nos fatores relacionados com o temperamento e a personalidade evidenciaram também a existência de diferenças estatisticamente significativas nas dimensões relativas ao otimismo [F(2; 3055) = 487,8, p < 0,001], controlo emocional [F(2; 3033) = 164,7, p < 0,001], resiliência/resistência [F(2; 3035) = 210,3, p < 0,001], confiança [F(2; 3036) = 144,5, p < 0,001], curiosidade [F (2; 3032) = 54,5, p < 0,001], sociabilidade [F (2; 3030) = 136,5, p < 0,001], persistência/perseverança [F(2; 3038) = 95,4, p < 0,001], criatividade [F(2; 3034) = 55,7, p < 0,001], energia [F(2; 3038) = 242,3, p < 0,001], cooperação [F(2; 3040) = 20,7, p < 0,001] e autocontrolo [F (2; 3035) = 45,1, p < 0,001]. As comparações múltiplas entre grupos, através do método de Tukey, mostraram que os adolescentes com uma vida melhor relataram níveis mais elevados em todas estas dimensões quando comparados com os adolescentes com uma vida igual que, por sua vez, apresentaram também níveis mais elevados nestas variáveis em comparação com os adolescentes com uma vida pior (Tabela 8). Quando estudados os fatores contextuais relacionados com a escola, os resultados obtidos demonstraram a existência de diferenças estatisticamente significativas no sentimento de pertença à escola [F(2; 3040) = 239,4, p < 0,001], nos comportamentos de bullying [F(2; 3033) = 35,7, p< 0,001], nas relações com os professores [F(2; 3034) = 19,8, p< 0,05] e na ansiedade em situações
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