Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 211 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Comparações entre grupos, em função da perceção de alterações na vida devido à pandemia de Covid-19, nos adolescentes A Tabela 8 mostra agora os valores médios e os desvios padrão em cada um dos três grupos de alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, em cada uma das variáveis dependentes analisadas, bem como os resultados das análises de variância. As comparações entre os três grupos de jovens, através das análises de variância, evidenciaram a existência de diferenças estatisticamente significativas em todas as variáveis estudadas. Tabela 8 Comparações entre grupos, em função da avaliação da vida atual, nos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e nos alunos do ensino secundário (Cont.) Vida Melhor (n = 549) Vida Igual (n = 2129) Vida Pior (n = 387) F M DP M DP M DP Sintomas psicopatológicos Stresse 3,9 4,0 5,5 4,4 10,5 5,1 274,5***P>I>M Depressão 2,6 3,5 4,7 4,3 11,2 5,3 482,0***P>I>M Ansiedade 2,6 3,5 3,9 3,9 8,5 5,3 255,0***P>I>M DASS Total 9,1 10,1 14,1 11,3 30,1 13,9 409,8***P>I>M Desenvolvimento positivo Competência 16,4 4,7 13,4 4,2 9,6 4,7 272,2***M>I>P Confiança 18,1 4,63 14,4 5,0 8,6 5,5 401,4***M>I>P Conexão 22,7 5,75 20,4 5,3 14,9 5,3 238,8***M>I>P ***p< 0,001. Nota: M = Vida melhor; I = Vida igual; P = Vida pior.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==