E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 210 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária A comparação da medida do poder classificativo da função discriminante (Press Q= 745,56) com um valor crítico baseado na distribuição do χ2 (6,63; p < 0,01), mostrou que a percentagem de classificações corretas é significativamente superior à que seria esperada devido ao acaso, pelo que é possível interpretar as funções discriminantes com o objetivo de desenvolver os perfis dos grupos. Assim, os resultados globais da classificação, com 71,9% dos participantes corretamente classificados, mostraram que os alunos que relataram uma melhoria ou manutenção das condições de vida com a pandemia de Covid-19, se diferenciaram dos alunos que relataram um agravamento da vida com a pandemia de Covid-19 no que se refere ao otimismo, persistência/perseverança, satisfação com a vida e perceção do impacto da pandemia (perceção de menor impacto). Já os alunos que relataram um agravamento das condições de vida com a pandemia, diferenciaram-se dos alunos com melhoria e manutenção dessas condições de vida no que respeita ao bullying.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==