Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 209 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Adicionalmente, a Tabela 7 mostra que a análise da função discriminante indica que 96,4% dos alunos do grupo “Vida Igual” e 49,5% dos alunos do grupo “Vida Pior” foram corretamente classificados. Tabela 7 Resultados da classificação no grupo dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico Grupo Previsto Grupo Atual N Vida Melhor Vida Igual Vida Pior Vida Melhor 235 0 (0%) 231 (98,3%) 4 (1,7%) Vida Igual 780 0 (0%) 752 (96,4%) 28 (3,6%) Vida Pior 101 0 (0%) 51 (50,5%) 50 (49,5%) Tabela 8 Comparações entre grupos, em função da avaliação da vida atual, nos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e nos alunos do ensino secundário Vida Melhor (n = 549) Vida Igual (n = 2129) Vida Pior (n = 387) F M DP M DP M DP Satisfação com a vida 8,2 1,5 7,1 1,61 5,0 1,9 436,4***M>I>P Bem-estar 17,2 4,7 14,4 4,9 9,2 4,5 319,3***M>I>P Sintomas psicológicos 4,6 4,4 6,9 4,89 12,9 4,8 358,2***P>I>M Otimismo 3,1 0,65 2,6 0,71 1,7 0,66 487,8***M>I>P Controlo emocional 2,5 0,74 2,1 0,73 1,6 0,76 164,7***M>I>P Resiliência/Resistência 2,4 0,86 1,9 0,83 1,3 0,77 210,3***M>I>P Confiança 2,3 0,76 2,2 0,69 1,6 0,75 144,5***M>I>P Curiosidade 2,9 0,8 2,7 0,60 2,5 0,74 54,5***M>I>P Sociabilidade 2,7 0,72 2,4 0,71 1,9 0,76 136,5***M>I>P Persistência 2,9 0,9 2,6 0,64 2,2 0,82 95,4***M>I>P Criatividade 2,8 0,68 2,5 0,62 2,4 0,73 55,7***M>I>P Energia 2,7 0,73 2,3 0,67 1,7 0,71 242,3***M>I>P Cooperação 3,1 0,62 3,0 0,57 2,9 0,64 20,7***M>I>P Autocontrolo 2,7 0,69 2,6 0,62 2,3 0,74 45,1***M>I>P Sentimento de pertença 2,7 0,52 2,5 0,49 1,9 0,58 239,4***M>I>P Bullying 0,24 0,49 0,26 0,49 0,49 0,67 35,7***P>I, M Relações professores 2,4 0,79 2,4 0,75 2,1 0,84 19,8***P>I, M Ansiedade às avaliações 2,2 1,1 2,7 0,9 2,9 1,0 62,9***P>I>M Impacto da pandemia 2,3 0,80 2,0 0,67 1,5 0,73 154,7***M>I>P Prática de AF 3,8 2,1 3,1 1,8 2,8 1,8 44,1***M>I>P Horas de sono 7,8 1,1 7,8 1,2 6,8 1,3 95,8***M>I>P Horas de ecrãs 4,8 2,5 4,9 2,4 5,9 2,7 32,8***P>I, M ***p< 0,001. Nota: M = Vida melhor; I = Vida igual; P = Vida pior.
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