Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 208 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária A descrição de cada uma das funções a partir das variáveis estudadas, ordenadas pela amplitude das correlações com as duas funções discriminantes, pode ser observada na Tabela 5. Foram consideradas como estatisticamente significativas as correlações com um valor igual ou superior a 0,30 (Hair et al., 1998). A primeira função discriminante apresenta correlações mais elevadas com a satisfação com a vida e o otimismo, enquanto a segunda função apresenta correlações mais elevadas com a persistência/perseverança, o bullying e o impacto da pandemia (Tabela 5). Deste modo, a primeira função ficou definida no lado positivo pela satisfação com a vida, pelo otimismo, persistência/perseverança e impacto da pandemia e, no lado negativo, pelo bullying. A segunda função ficou definida apenas do lado positivo, e por todas as variáveis discriminantes (ver Figura 2). Figura 2 Representação gráfica das correlações com as funções discriminantes nas crianças e préadolescentes
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==