E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 206 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Os resultados da análise discriminante subsequente evidenciaram a existência de uma função discriminante estatisticamente significativa, de Wilks = 0,690, χ2 (10) = 365,123, p < 0,001, que explicou 98% da variância. A segunda função discriminante apresenta uma tendência estatisticamente significativa, pelo que os resultados obtidos foram também considerados na análise, de Wilks = 0,991, χ2 (4) = 8,713, p = 0,069, tendo explicado 2% da variância. As correlações canónicas foram iguais a 0,55 e 0,09, indicando que 31,11% da variância foi explicada pela relação entre as variáveis preditoras e a pertença ao grupo nas duas funções. As coordenadas dos centróides dos três grupos nas funções discriminantes são apresentadas na Tabela 6. Tabela 6 Resultados das funções nos centróides de grupo e dos coeficientes da função discriminante nos alunos do 2.º ciclo do ensino básico Centróides de grupo Função 1 Função 2 Vida melhor 0,575 0,169 Vida igual 0,104 -0,060 Vida pior -1,920 0,080 Coeficientes da função discriminante Função 1 Função 2 Satisfação com a Vida 0,522 0,101 Otimismo 0,600 0,100 Persistência/Perseverança -0,231 0,442 Bullying -0,252 0,879 Impacto da pandemia 0,229 0,442 Estrutura da matriz Função 1 Função 2 Otimismo 0,776 0,138 Satisfação com a Vida 0,764 0,174 Bullying -0,430 0,738 Impacto da pandemia 0,313 0,391 Persistência/Perseverança 0,192 0,333

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