Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 205 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária com as crianças e pré-adolescentes com uma vida igual que, por sua vez, apresentaram níveis mais elevados nestas variáveis em comparação com as crianças e pré-adolescentes com uma vida pior. Por outro lado, as crianças e pré-adolescentes com uma vida melhor e igual relataram níveis mais elevados de resiliência, confiança, curiosidade, sociabilidade, persistência/perseverança, criatividade, cooperação e autocontrolo, quando comparados com as crianças e pré-adolescentes com uma vida pior (Tabela 5). Quando comparados os grupos para os fatores contextuais relacionados com a escola, os resultados obtidos demonstraram a existência de diferenças estatisticamente significativas no sentimento de pertença à escola [F(2; 1100) = 65,34, p < 0,001], nos comportamentos de bullying [F(2; 1103) = 43,82, p < 0,001], nas relações com os professores [F (2; 1104) = 3,35, p < 0,05] e na ansiedade em situações de avaliação [F(2; 1102) = 10,13, p < 0,001]. Nas comparações post-hoc, através do método de Tukey, foi possível verificar que as crianças e pré-adolescentes com uma vida melhor ou igual relataram um maior sentimento de pertença à escola enquanto as crianças e préadolescentes com uma vida pior relataram níveis mais elevados de bullying e ansiedade em situações de avaliação (Tabela 5). Os grupos foram ainda significativamente diferentes no número de horas de sono [F (2; 1091) = 12,94, p < 0,001] e de exposição aos ecrãs [F(2; 1101) = 7,32, p < 0,001], bem como na perceção do impacto da pandemia [F (2; 1109) = 25,12, p < 0,001]. Uma vez mais, nas comparações múltiplas entre grupos, as crianças e pré-adolescentes com uma vida pior relataram menor número de horas de sono e maior número de horas de exposição aos ecrãs. Já as crianças e préadolescentes com uma vida melhor relataram uma menor perceção do impacto da pandemia de Covid-19 quando comparados com as crianças e pré-adolescentes com uma vida igual que, por sua vez, apresentaram menor perceção do impacto da pandemia de Covid-19 em comparação com as crianças e pré-adolescentes com uma vida pior. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na prática de atividade física (Tabela 5).
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