E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 204 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária As comparações entre os três grupos de alunos do 2.º ciclo do ensino básico, através das análises de variância, evidenciaram a existência de diferenças estatisticamente significativas na maior parte das variáveis estudadas. Assim, foram obtidas diferenças estatisticamente significativas na satisfação com a vida [F (2; 1111) = 129,79, p < 0,001], no bem-estar [F (2; 1112) = 90,68, p < 0,001] e nos sintomas psicológicos [F(2; 1113) = 106,62, p < 0,001]. As comparações múltiplas entre grupos, através do método de Tukey evidenciaram que as crianças e os pré-adolescentes com uma vida melhor, relataram níveis mais elevados de satisfação com a vida e bem-estar quando comparados com as crianças e pré-adolescentes com uma vida igual que, por sua vez, apresentaram níveis mais elevados de satisfação com a vida e bem-estar em comparação com as crianças e pré-adolescentes com uma vida pior. Por sua vez, estas crianças e pré-adolescentes relataram níveis mais elevados de sintomas psicológicos quando comparados com as crianças e pré-adolescentes com uma vida melhor ou igual (Tabela 4). As comparações entre os grupos nos fatores relacionados com o temperamento e a personalidade evidenciaram também a existência de diferenças estatisticamente significativas nas dimensões relativas ao otimismo [F(2; 1107) = 125,85, p < 0,001], controlo emocional [F(2; 1106) = 33,92, p < 0,001], resiliência/resistência [F(2; 1106) = 38,59, p < 0,001], confiança [F(2; 1101) = 42,21, p < 0,001], curiosidade [F (2; 1107) = 16,58, p < 0,001], sociabilidade [F (2; 1100) = 52,82, p < 0,001], persistência/perseverança [F (2; 1106) = 8,06, p < 0,001], criatividade [F (2; 1102) = 18,91, p < 0,001], energia [F (2; 1103) = 41,36, p < 0,001], cooperação [F (2; 1104) = 8,84, p < 0,001] e autocontrolo [F (2; 1103) = 17,94, p < 0,001]. As comparações múltiplas entre grupos, através do método de Tukey mostraram que as crianças e pré-adolescentes com uma vida melhor relataram níveis mais elevados de otimismo, controlo emocional e energia quando comparados

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==