Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 202 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Com vista ao estudo das diferenças entre grupos em função da perceção de alterações na vida diária devido à pandemia de Covid-19, foram constituídos três grupos. Dadas as diferenças que podem ser esperadas em termos desenvolvimentais, as comparações entre os grupos foram feitas em separado para o grupo de crianças e pré-adolescentes (2.º ciclo do ensino básico) e para o grupo de adolescentes (3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário). No caso das crianças e pré-adolescentes, no primeiro grupo, “Vida Melhor”, ficaram agrupados os 235 alunos que relataram percecionar que a sua vida diária teve alterações positivas com a pandemia de Covid-19. O segundo grupo, “Vida Igual”, ficou composto pelos 780 alunos que relataram que a sua vida não teve alterações devido à pandemia de Covid-19. Por fim, no terceiro grupo, “Vida Pior” foram integrados os 101 alunos que relataram ter percecionado a existência de alterações negativas na sua vida diária com a pandemia de Covid-19. No caso dos adolescentes, no primeiro grupo, “Vida Melhor”, ficaram agrupados os 549 alunos que relataram percecionar que a sua vida diária teve alterações positivas com a pandemia de Covid-19. O segundo grupo, “Vida Igual”, ficou composto pelos 2129 alunos que relataram que a sua vida não teve alterações devido à pandemia de Covid-19. Por fim, no terceiro grupo, “Vida Pior” foram integrados os 387 alunos que relataram ter percecionado a existência de alterações negativas na sua vida diária com a pandemia de Covid-19. Para comparar os grupos, em cada etapa desenvolvimental, foram realizadas análises de variância unifatoriais. Na sequência dos resultados obtidos, e de forma a complementar essas análises, foram estudadas as variáveis que discriminam os três grupos através de uma análise discriminante multivariada, pelo método stepwise. Nesta análise foram incluídas como variáveis independentes as variáveis anteriormente estudadas que mostraram diferenciar os grupos de forma estatisticamente significativa. Resultados
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==