E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 20 Sumário executivo A análise do efeito mediador do ambiente escolar sobre a relação entre o apoio por parte da direção da escola e o bem-estar psicológico dos professores, evidenciou que o apoio da direção da escola foi um preditor significativo do ambiente escolar e que o apoio da direção da escola e o ambiente escolar foram preditores significativos do bem-estar percebido pelos docentes. Após o controlo do ambiente escolar, o apoio da direção da escola deixou de ser um preditor significativo do bem-estar psicológico. Assim, no presente estudo, o apoio da direção da escola mostrou exercer um efeito sobre o ambiente escolar e o ambiente escolar evidenciou um efeito positivo sobre o bem-estar psicológico. Quando controlado o efeito do ambiente escolar, o apoio da direção da escola mostrou exercer um efeito positivo indireto sobre o bem-estar psicológico dos professores através do ambiente escolar, indicando que o apoio por parte da direção da escola tem um efeito indireto sobre o bem-estar psicológico dos professores, através do ambiente escolar. (…) o bem-estar psicológico e a saúde mental dos professores (…) estão relacionados com o ambiente escolar (…) a comunicação e o apoio por parte de colegas e da estrutura da organização, assumem a maior importância (…) Estes resultados evidenciam que o bem-estar psicológico e a saúde mental dos professores, que deve ser uma prioridade, estão relacionados com o ambiente escolar, assim, a comunicação e o apoio por parte de colegas e da estrutura da organização, assumem a maior importância e devem ser tidos em consideração na promoção da saúde mental dos docentes. Na sequência destes resultados tecem-se algumas recomendações para alunos, famílias e profissionais de educação e saúde, bem como para as políticas públicas do setor, comprometidas não só na mitigação da situação, mas na preparação atempada para futuros cenários: antecipar, alertar e agir.

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