E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 198 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Medidas No âmbito do estudo “Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar” (Matos et al., 2022), foram desenvolvidos quatro protocolos de recolha de dados dirigidos: (i) às crianças da educação pré-escolar e aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico; (ii) aos alunos do 2.º ciclo do ensino básico; (iii) aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico; e (iv) aos docentes. No presente trabalho, foram considerados os protocolos dirigidos aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. O protocolo dirigido aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ao ensino secundário incluiu questões relacionadas com dados sociodemográficos e um conjunto de indicadores de saúde psicológica e bem-estar, relativos a (i) satisfação com a vida, (ii) qualidade de vida, (iii) sintomas de mal-estar psicológico, (iv) competências emocionais, (v) impacto da pandemia e (vi) rotinas durante a semana. O protocolo dirigido aos alunos do ensino secundário incluiu ainda dois indicadores adicionais, relativos a (i) stresse, ansiedade e depressão e (ii) desenvolvimento positivo. A informação sobre estes indicadores e as amplitudes de respostas pode ser observada na Tabela 3. Informações detalhadas dos instrumentos utilizados na página 78.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==