Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 194 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária São vários os fatores associados à pandemia que podem ter contribuído para este cenário. Se, por um lado, os jovens tiveram de permanecer em casa, diminuindo, por esse motivo, a sua atividade e os contactos com os pares (Almeida et al., 2020; Dias & Pinto, 2020; Júnior et al., 2020; Song et al., 2020), por outro lado, emergiram fatores ansiogénicos, ligados ao medo de contrair o vírus (Brooks et al., 2020). Este foi um período particularmente desafiante, não só para os jovens, como para as famílias, que se depararam com fatores de stresse aumentados, por exemplo devido à falta de acesso a recursos básicos e a dificuldades económicas (Brooks et al., 2020). Se por um lado, a família representou, para alguns jovens, um contexto de stresse acrescido, por outro, esta foi também um fator protetor quando constituiu um ambiente de tranquilidade, permitindo ao jovem focar-se nas suas tarefas e desenvolver recursos para gerir o impacto da pandemia (Almeida et al., 2020). O presente estudo teve como objetivos principais a análise das variáveis individuais e contextuais associadas à perceção de alterações na vida diária devido à pandemia de Covid-19 em alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e em alunos do ensino secundário. Especificamente, pretendemos analisar as diferenças, de acordo com a perceção de alterações na vida diária devido à Covid-19, em fatores individuais relacionados com o temperamento e a personalidade, os sintomas psicológicos e psicopatológicos, a satisfação com a vida e o bem-estar, e em fatores relacionados com o contexto escolar e com a perceção do impacto da Covid-19.
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