E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 193 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária De acordo com dados disponibilizados pela UNESCO (2020), mais de 90% dos jovens, a nível mundial, foram afetados pelas medidas governamentais no âmbito da pandemia de Covid-19. As restrições relacionadas com a obrigatoriedade do confinamento, o distanciamento e o encerramento dos estabelecimentos de ensino, entre outras, tiveram impacto a nível físico, mental, social e académico na faixa etária mais jovem, tornando-a como das mais afetadas pela pandemia (The Lancet Child Adolescent Health, 2020). Desde o início da pandemia que era previsível que o impacto do confinamento nos jovens fosse significativo (Júnior et al., 2020; Kecojevic et al., 2020; Singh et al., 2020). Vários estudos realizados neste âmbito obtiveram resultados que evidenciaram um impacto negativo na saúde física, mental e bem-estar dos jovens (Branquinho et al., 2020; Júnior et al., 2020; Kecojevic et al., 2020; Singh et al., 2020), no seu desempenho escolar (Di Pietro et al., 2020) e nos hábitos de saúde, nomeadamente o sono, alimentação e prática de atividade física (Almeida et al., 2020; Júnior et al., 2020; The Lancet Child Adolescent Health, 2020). Com a pandemia de Covid-19 e, em particular, com o confinamento, o risco de exposição a eventos negativos e potencialmente traumáticos para alguns jovens aumentou, tanto no contexto escolar e de pares (i.e., bullying), como no contexto familiar (i.e., violência doméstica) (UNICEF, 2020). A literatura salienta a necessidade de abordar o impacto psicológico e físico da pandemia nos jovens pelas suas consequências para o desenvolvimento. Em termos do bem-estar psicológico, estudos realizados por Lee e colaboradores (2020) e Loades e colaboradores (2020) obtiveram resultados que evidenciaram um maior risco de desenvolvimento de sintomatologia psicopatológica (depressiva e/ou ansiosa, sobretudo) nos jovens desta faixa etária.

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