Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 185 Estudo aprofundado Perceçãodasatisfação, qualidadede vidapercebidae competências socioemocionais dos alunos nas escolas portuguesas no Ensino Superior e, posteriormente, no mundo do trabalho –, mas em simultâneo também poderá aumentar a dificuldade em lidar com a vida – à medida que crescemos, somos expostos a toda uma nova forma mais fria de ver o mundo, aliado à pressão escolar e dificuldade em atingir determinados resultados, o que poderá propiciar adolescentes menos confiantes e otimistas. A literatura permite corroborar este argumento, uma vez que se verifica uma prevalência elevada de stresse percebido face às expectativas de desempenho e realizações futuras (Pascoe et al., 2020). Considerando a complexidade dos desafios aliados às fases da pré-adolescência e a adolescência (Matos et al., 2022), assume-se que este período é marcado por uma maior responsividade aos stressores do ambiente, especialmente no que concerne ao ambiente escolar (Kaczmarek & Trambacz-Oleszak, 2021). O desenvolvimento de competências socioemocionais, demonstra-se ser fundamental para o enfrentamento dos desafios e responsabilidades crescentes, tanto para os adolescentes, no decorrer dos desafios que enfrentam na adolescência, como para o seu desenvolvimento ao longo do curso das suas vidas (Vestad & Tharaldsen, 2022). Ainda que o papel da experiência de vida possa eventualmente ser preponderante e, talvez em alguns casos, ser um fator de resiliência/resistência perante novas adversidades, o que se verifica é que a resiliência tende a diminuir com a idade, a par com a energia, curiosidade, sociabilidade, persistência/perseverança, criatividade, e sentimento de pertença à escola. Cappella et al., (2019) também estudaram a relação da idade com o desenvolvimento de competências socioemocionais, e verificaram uma diminuição dos níveis de autoestima e da conexão com a escola, bem como de um aumento da ansiedade, da vulnerabilidade emocional e dos problemas de comportamento. O desenvolvimento dos desafios relacionados com a adolescência tende a assumir uma complexidade crescente, pelo que uma adaptação eficaz exigirá uma proporcional robustez de competências, capaz de apoiar os adolescentes na resolução destes desafios (Green et al., 2021; Cappella et al., 2019). No global, a qualidade de vida percebida e a satisfação com a vida apresentam-se positivamente associadas ao SSES. Estudos relacionam a prevalência de diversas competências socioemocionais
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==