E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 184 Estudo aprofundado Perceçãodasatisfação, qualidadede vidapercebidae competências socioemocionais dos alunos nas escolas portuguesas No geral, o género masculino apresenta-se associado a maior SSES | otimismo, controlo emocional, resiliência/resistência, confiança, sociabilidade, criatividade, energia, e sentimento de pertença à escola; e as raparigas a um nível mais elevado de cooperação, melhor relação com os professores. Negativamente, o género masculino associa-se a maior índice de bullying, e o feminino, a maior ansiedade com os testes. Embora a literatura aponte para uma maior robustez de competências socioemocionais no sexo feminino (Zych et al., 2018), estima-se que o período pandémico tenha assumido impactos significativos na manutenção de desenvolvimento destas competências (Imran et al., 2020; O’Sullivan et al., 2021), que assumiram um efeito mais expressivo nas raparigas (González-Valero et al., 2020; Hawes et al., 2022). Na análise das correlações, foi possível observar uma associação entre uma maior ansiedade com os testes e menores níveis de competências socioemocionais, de qualidade de vida e de satisfação com a vida, e a maiores níveis de sintomas psicológicos. Observam-se resultados semelhantes no estudo realizado por Rigndal e colaboradores (2020), que concluíram que um maior nível de stresse relacionado com o desempenho escolar, estava associado ao aumento de sintomas de ansiedade e de depressão, bem como a uma diminuição do bem-estar dos alunos. Com o crescimento vem o aumento da exigência à medida que o jovem se aproxima da vida adulta. A exigência não se reflete apenas na educação – com o avanço nos anos de escolaridade os conteúdos tornam-se cada vez mais complexos e é exigida uma maior carga de trabalhos, o ensino assume o objetivo de direcionar os adolescentes para o mundo profissional e a ansiedade com os testes pode aumentar derivado à sua importância cada vez maior como fatores decisivos na entrada Discussão e Conclusões

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==