Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 183 Estudo aprofundado Perceçãodasatisfação, qualidadede vidapercebidae competências socioemocionais dos alunos nas escolas portuguesas Com base no mesmo conjunto de variáveis independentes, para o estudo do seu efeito na satisfação com a vida, foi igualmente verificado um modelo ajustado (F(17,3785) = 152,529, p ˂ 0,001), com umR2 de 0,407, revelando que a total variação da satisfação com a vida pode ser explicada em 40,7% pela idade, género e variáveis SSES em estudo (Tabela 3). Tabela 3 Regressão linear das variáveis para o estudo da satisfação com a vida Nota: *** p ˂ 0,001; ** p ˂ 0,01; *p ˂ 0,05 B Erro Beta t (Constante) 4,509 0,269 16,763*** Idade -0,121 0,011 -0,156 -11,367*** Género 0,104 0,053 0,028 1,946* SSES | otimismo 1,034 0,046 0,437 22,455*** SSES | controlo emocional 0,026 0,047 0,010 0,555 SSES | resiliência/resistência 0,112 0,042 0,051 2,677** SSES | confiança 0,008 0,042 0,003 0,195 SSES | curiosidade 0,05 0,049 0,017 1,018 SSES | sociabilidade -0,026 0,049 -0,010 -0,525 SSES | persistência/perseverança 0,029 0,046 0,011 0,633 SSES | criatividade -0,112 0,043 -0,041 -2,621** SSES | energia 0,163 0,048 0,064 3,42** SSES | cooperação -0,124 0,057 -0,039 -2,198* SSES | autocontrolo 0,041 0,048 0,014 0,85 SSES | sentimento de pertença à escola 0,396 0,064 0,115 6,146*** SSES | bullying -0,076 0,047 -0,023 -1,628 SSES | relação com os professores 0,129 0,033 0,052 3,847*** SSES | ansiedade com os testes -0,007 0,027 -0,004 -0,238
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