E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 182 Estudo aprofundado Perceçãodasatisfação, qualidadede vidapercebidae competências socioemocionais dos alunos nas escolas portuguesas Nesta análise, foi verificado um modelo ajustado (F(17,3790) = 259,3, p ˂ 0,001), com umR2 de 0,538, mostrando que a total variação da qualidade de vida percebida pode ser explicada em 53,8% pelo conjunto da variável independente (Tabela 2). Tabela 2 Regressão linear das variáveis para o estudo da qualidade de vida percebida B Erro Beta t (Constante) 7,296 0,682 10,697*** Idade -0,340 0,027 -0,153 -12,602*** Género -0,588 0,135 -0,055 -4,348*** SSES | otimismo 2,416 0,117 0,355 20,655*** SSES | controlo emocional 0,431 0,118 0,060 3,648*** SSES | resiliência/resistência 0,479 0,106 0,076 4,507*** SSES | confiança 0,636 0,106 0,089 5,998 SSES | curiosidade 0,222 0,123 0,027 1,802 SSES | sociabilidade -0,005 0,125 -0,001 -0,039 SSES | persistência/perseverança 0,103 0,117 0,013 0,881 SSES | criatividade -0,249 0,108 -0,031 -2,292* SSES | energia 1,410 0,121 0,193 11,676*** SSES | cooperação -0,167 0,143 -0,019 -1,167 SSES | autocontrolo -0,067 0,122 -0,008 -0,553 SSES | sentimento de pertença à escola 0,248 0,163 0,025 1,517 SSES | bullying -0,081 0,119 -0,008 -0,682 SSES | relação com os professores 0,238 0,085 0,034 2,804** SSES | ansiedade com os testes -0,179 0,070 -0,034** -2,578 Nota: *** p ˂ 0,001; ** p ˂ 0,01; *p ˂ 0,05

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