Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 181 Estudo aprofundado Perceçãodasatisfação, qualidadede vidapercebidae competências socioemocionais dos alunos nas escolas portuguesas No estudo das correlações, verifica-se uma correlação significativa negativa entre a idade e as subescalas SSES: otimismo; resiliência/resistência; confiança; curiosidade; sociabilidade; persistência/perseverança; criatividade; energia; sentimento de pertença à escola; bullying; relação com os professores; qualidade de vida percebida e satisfação com a vida, mostrando que à medida que a idade aumenta, estes domínios tendem a diminuir. A ansiedade com os testes apresenta um padrão oposto. Não foram verificadas correlações significativas entre a idade e as variáveis SSES | controlo emocional, cooperação e autocontrolo. No global, são observadas correlações significativas positivas entre todas as subescalas SSES, mostrando que à medida que uma aumenta, as demais tendem também a aumentar, à exceção do bullying, a qual apresenta uma correlação significativa negativa com todas as demais subescalas. A ansiedade com os testes não apresenta uma correlação significativa com a curiosidade e o bullying, apresentando uma correlação negativa com todas as subsescalas, à exceção da cooperação e relação com os professores. Uma tabela descritiva com o valor das correlações pode ser consultado no relatório do estudo (pp. 58-60). A qualidade de vida percebida encontra-se significativa e positivamente associada a todas as variáveis, à exceção da idade, SSES | bullying e ansiedade com os testes. O mesmo padrão é repetido na satisfação com a vida. À medida que a qualidade ou satisfação com a vida aumentam, são também maiores as competências SSES. Uma regressão linear simples foi calculada para compreender a predição da qualidade de vida percebida, com base nas variáveis idade, género e SSES: controlo emocional; resiliência/resistência; confiança; curiosidade; sociabilidade; persistência/perseverança; criatividade; energia; cooperação; autocontrolo; sentimento de pertença; bullying; relação com os professores; ansiedade face aos testes.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==