E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 179 Estudo aprofundado Perceçãodasatisfação, qualidadede vidapercebidae competências socioemocionais dos alunos nas escolas portuguesas Numa primeira abordagem, foram investigadas diferenças estatisticamente significativas nas variáveis relativas ao SSES, qualidade de vida percebida e satisfação com a vida, em função do género. No estudo, foram identificadas diferenças estatisticamente significativas nas subsescalas: otimismo; controlo emocional; resiliência/resistência; confiança; sociabilidade; criatividade; energia; cooperação; sentimento de pertença à escola; bullying; relações com os professores; e ansiedade com os testes. A par, são igualmente verificadas diferenças estatisticamente significativas na qualidade de vida percebida e satisfação com a vida (Tabela 1). Não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas nas dimensões SSES | curiosidade, persistência/perseverança e autocontrolo. O género masculino destaca-se com uma média superior em todos os domínios, à exceção do SSES | cooperação, relação com os professores e ansiedade face aos testes (Tabela 1). Resultados

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==