E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 178 Estudo aprofundado Perceçãodasatisfação, qualidadede vidapercebidae competências socioemocionais dos alunos nas escolas portuguesas Procedimento Disponível para consulta na página 55. Participantes No presente estudo foram incluídos 4444 alunos (M= 13,39 anos ±2,414; Min = 8 e Máx = 18), divididos em semelhante percentagem por género (M = 47,8% e F = 52,2%), dos quais 27,2% frequentavam o 2.º ciclo do ensino básico, e 72,8% o 3.º ciclo do ensino básico ou o ensino secundário. Informações detalhadas dos participantes do estudo na página 62. Medidas Para este estudo específico foram consideradas as variáveis/medidas: sociodemográficas (idade, escolaridade e género); domínios SSES (competências socioemocionais; OECD, 2021); qualidade de vida percebida (medida através do instrumento HBSC WHO-5, WHO, 1999); satisfação com a vida (Cantril, 1965); PYD (Positive Youth Development [desenvolvimento positivo juvenil], avaliado através da escala validada para Portugal por Tomé et al., 2019, adaptada de Geldhof et al., 2014) e DASS-21 (Escala de Depressão, Ansiedade e Stresse, validada para o contexto nacional por Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004, adaptada de Lovibond & Lovibond, 1995). Informações detalhadas sobre os instrumentos utilizados no estudo na página 78. Análise dos Dados Os dados foram analisados através do software de análise quantitativa SPSS v. 25. Foi realizada uma estatística descritiva para todas as variáveis em estudo (média, desvio padrão, mínimos e máximos). O estudo de correlações entre as variáveis foi realizado através do teste de Pearson; e das diferenças de médias com base no género através do teste ANOVA. Foram ainda realizadas duas regressões lineares independentes, com recurso ao método enter. Foi considerado um nível de significância de 0,05 em todas as análises. Método

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