Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 169 Estudo aprofundado Satisfação coma vidados alunos: influência de variáveis pessoais e contextuais, comfoconoecossistema escolar Recomendações Os resultados apontam para a importância de promover componentes fundamentais do desenvolvimento positivo na adolescência em contexto escolar, nomeadamente competências socioemocionais, como forma de prevenir os estados de mal-estar psicológico e o surgimento de problemas de saúde mental, bem como de promover a satisfação com a vida. Com uma formação inicial prévia em competências socioemocionais, adquirida na formação profissional docente, os professores poderão ter um papel preventivo na saúde psicológica e bem-estar, e consequentemente promover uma maior satisfação com a vida. A perceção de competência, a autoconfiança e a capacidade de manter e estabelecer relações saudáveis apresentam-se como variáveis com uma ligação forte com elementos especialmente importantes em contexto escolar, que por sua vez têm impacto na satisfação com a vida e no bemestar dos adolescentes. Um ecossistema escolar pautado por um clima escolar saudável, seguro, colaborativo (escola-adolescentes-famílias-comunidade) e participativo, pode apoiar este processo. Neste campo, urge a importância de promover intervenções sistémicas, incluindo não apenas os adolescentes, mas também as crianças em idade precoce e toda a comunidade escolar, (Cefai et al., 2021) através da promoção de competências socioemocionais, da resiliência e da literacia na área da saúde psicológica e do bem-estar.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==