E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 166 Estudo aprofundado Satisfação coma vidados alunos: influência de variáveis pessoais e contextuais, comfoconoecossistema escolar Este estudo visou a análise das relações entre um conjunto de variáveis associadas à perceção de satisfação com a vida dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. O modelo proposto destaca a importância de variáveis associadas ao desenvolvimento positivo dos jovens na satisfação com a vida, como é o caso da conexão, da confiança e da competência, bem como de variáveis associadas ao contexto escolar, como é o caso do sentimento de pertença à escola, da relação com os professores, do bullying e da ansiedade com os testes. A análise dos fatores diretamente associados à satisfação com a vida mostrou que a conexão e a confiança se encontram positivamente associadas à satisfação com a vida dos alunos. Este resultado vai ao encontro dos resultados obtidos em outros estudos (Mohamad et al., 2014; Shek & Chai, 2020; Valois et al., 2009), que revelaram o impacto positivo e significativo dos atributos associados ao desenvolvimento positivo dos jovens na satisfação com a vida. Para além destes dois fatores, também o mal-estar se revelou com uma associação negativa e significativa com a satisfação com a vida. Tendo em conta a estrutura do conceito de bem-estar subjetivo, proposto por Diener (1984) e os estudos realizados que mostram a associação negativa entre o afeto negativo e a satisfação com vida (Busseri, 2018), seria de esperar a existência desta associação, sendo que esta se revelou como a associação mais forte com a satisfação com vida. Neste âmbito, os resultados, no que diz respeito aos fatores associados com a satisfação com a vida fazem ponte com os resultados do estudo de Gilman e Huebner de 2006 que revelaram que os jovens que relataram uma elevada satisfação global com a vida referiram também uma maior conexão com pessoas significativas, menos sintomas de mal-estar e uma maior confiança. Discussão

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==