E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 165 Estudo aprofundado Satisfação coma vidados alunos: influência de variáveis pessoais e contextuais, comfoconoecossistema escolar A solução estandardizada com os coeficientes beta está representada na Figura 1. Figura 1 Modelo final com solução estandardizada Os resultados mostram que a satisfação com a vida se encontra negativamente associada aos sintomas de mal-estar (β = -0,30), e positivamente associada às perceções de confiança (β = 0,18), e conexão (β = 0,27). Por sua vez, os sintomas de mal-estar estão negativamente associados ao sentimento de pertença à escola (β = -0,15) e às perceções de confiança (β = -0,35) e conexão (β = -0,15), e positivamente ao bullying (β = 0,12) e à ansiedade com os testes (β = 0,20). O sentimento de pertença à escola está associado positivamente às perceções de competência (β = 0,36), confiança (β = 0,10) e conexão (β = 0,29). Obullying está negativamente associado às perceções de confiança (β = -0,07) e conexão (β = -0,16). A relação com os professores está associada negativamente à confiança (β = -0,07) e positivamente à conexão (β = 0,40). A ansiedade com os testes está negativamente associada à competência (β = -0,16) e à confiança (β = -0,25), e positivamente à conexão (β = 0,14). Estas variáveis explicam 40% da variância da satisfação com a vida, 46% dos sintomas de mal-estar, 44% do sentimento de pertença à escola, 5% do bullying, 13% da relação com os professores e 10% da ansiedade com os testes.

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