E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 164 Estudo aprofundado Satisfação coma vidados alunos: influência de variáveis pessoais e contextuais, comfoconoecossistema escolar Os índices de ajustamento obtidos no modelo inicialmente proposto apresentavam valores abaixo dos de referência. No entanto o LM test apontava para melhorias substanciais com a introdução de alguns parâmetros significativos não incluídos no modelo inicial, nomeadamente, relações diretas entre a conexão e a confiança, com o mal-estar e a satisfação com a vida. Após a introdução dos parâmetros significativos e a eliminação de parâmetros incluídos no modelo inicial, e que se revelaram não significativos, através da análise do Wald test (associação entre a relação com os professores e o mal-estar, a associação entre a competência e o bullying, e a associação entre a competência e a relação com os professores), o modelo final mostrou, de um modo geral, bons níveis de adequação (Tabela 1). Tabela 2 Índices de ajustamento obtidos nas diversas etapas χ2 (g.l.)1 CFI2 NNFI2 RMSEA (90% I.C.)2 SRMR Etapa 1 1017,53*** (16) 0,87 0,70 0,15 (IC: 0,14-0,15) 0,11 Etapa 2 179,07*** (12) 0,98 0,93 0,07 (IC: 0,06-0,08) 0,03 Etapa 3 186,93*** (15) 0,98 0,95 0,06 (IC: 0,05-0,07) 0,03 1 - Scaled Chi-Square (Satorra-Bentler); 2 – Robust; * p<0,05; ** p<0,01; *** p<0,001. Etapa 1 –Modelo proposto; Etapa 2 –Introdução de parâmetros; Etapa 3 –Eliminação de parâmetros / Modelo final

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==