E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 161 Estudo aprofundado Satisfação coma vidados alunos: influência de variáveis pessoais e contextuais, comfoconoecossistema escolar professores têm sido associadas a melhores indicadores académicos (e.g., maior participação nas aulas, menor absentismo, mais satisfação com a escola), comportamentais (e.g., menos comportamentos disruptivos), maior auto-estima e maior motivação (Aldridg & McChesney, 2018; Cornelius-White, 2007, Simões et al., 2012; Simões e al., 2018). A nível nacional, estudos que relacionaram o desenvolvimento positivo juvenil com variáveis psicossociais (i.e. resiliência, autorregulação, ansiedade, capacidades académicas percebidas, objetivos e expetativas), encontraram evidências de um impacto significativo destas variáveis no desenvolvimento positivo dos jovens (Matos 2017, 2018). Também Tomé e colaboradores (2021) observaram que as várias esferas do desenvolvimento positivo juvenil estavam relacionadas com a saúde mental e bem-estar dos jovens. Neste estudo, os autores concluíram que jovens com níveis mais elevados de confiança, ligação e competência, apresentavam também maior bem-estar psicológico. Por outro lado, outros fatores, como o bullying, apresentam um impacto negativo no bem-estar na adolescência, nomeadamente através da sua ligação a sintomas de depressão, de ansiedade e ideação suicida (Moore et al., 2017). Este impacto estende-se também ao campo académico (Armitage, 2021), como por exemplo, através do seu impacto no sentimento de não pertença à escola, no absentismo e na ansiedade com os testes. Neste último aspeto, um estudo de Modecki et al. (2014) revelou que a percentagem de alunos que se sentiam ansiosos para os testes, mesmo quando bem preparados, aumentava em 10% nos alunos que eram frequentemente vítimas de bullying. Perante o exposto, este estudo teve como objetivo analisar as relações entre um conjunto de variáveis associadas à perceção de satisfação com a vida dos alunos portugueses do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

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