O estudo dos fatores que melhor explicam os sintomas de mal-estar psicológico na adolescência revelam que os sintomas de stresse, de ansiedade e de depressão são os que apresentam uma maior associação, seguidos pelo PYD | Desenvolvimento Positivo, (confiança, conexão, competência), pelo o impacto da pandemia Covid-19 e pelas competências socioemocionais. Numa adaptação do Modelo Dual a este estudo populacional, estudamos nos alunos mais velhos (2.º e 3.º ciclos e secundário) a distribuição dos alunos por cada uma de quatro situações definidas pelas condições de elevada ou baixa satisfação com a vida e de elevada ou baixa ocorrência de sintomas psicológicos de mal-estar. Globalmente, as raparigas apresentam uma situação mais desvantajosa do ponto de vista do seu malestar psicológico. Com este modelo podemos acrescentar que não só apresentam uma pior situação no que diz respeito a mais elevados indicadores de perturbação psicológica, como no que diz respeito à menor satisfação com a vida. Globalmente, os alunos com mais idade apresentam uma situação mais desvantajosa no que diz respeito ao seu mal-estar psicológico. Com este modelo podemos acrescentar que, o aumento da idade (aqui assumida através do proxy “ano de escolaridade”), associa-se a uma diminuição de satisfação com a vida, bem como a um aumento de perturbação psicológica. Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 16 Sumário executivo (…) o aumento da idade (…) associa –se a uma diminuição de satisfação com a vida, bem como a um aumento de perturbação psicológica.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==