E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 145 Estudo aprofundado Estilode vidasaudável na saúdemental das crianças e adolescentes: o cumprimento das recomendações 24horasdo movimento nos sintomas dedepressão, ansiedade e stresse Tabela 1 Caraterização dos participantes Valor médio ou % (95% IC) p Total Rapazes Raparigas Idade (valor médio) 14,3 (14,3; 14,4) 14,2 (14,1; 14,3) 14,4 (14,3; 14,5) 0,002 CM (valor médio) Atividade física (dias por semana) 3,3 (3,2; 3,3) 3,8 (3,7; 3,9) 2,8 (2,7; 2,9) <0,001 Sono (horas por noite) 7,5 (7,5; 7,6) 7,7 (7,6; 7,7) 7,5 (7,5; 7,6) <0,001 Tempo de ecrã (horas por dia) 5,0 (4,9; 5,1) 4,9 (4,8; 5,0) 5,1 (5,0; 5,3) 0,026 Cumprir recomendações dos CM (%) 0 comportamentos 30,2 (28,4; 32,0) 32,6 (29,9; 35,3) 28,0 (25,5; 30,4) 0,005 1 comportamento 51,0 (49,0; 52,9) 50,8 (48,0; 53,7) 51,1 (48,4; 53,8) 0,005 2 comportamentos 18,8 (17,3; 20,4) 16,6 (14,4; 18,7) 20,9 (18,7; 23,2) 0,005 CM individuais e combinados (%) Nenhum 30,2 (28,4; 32,0) 32,6 (29,9; 35,3) 28,0 (25,5; 30,4) <0,001 Apenas atividade física 4,2 (3,4; 5,0) 6,3 (4,9; 7,7) 2,2 (1,4; 3,0) <0,001 Apenas sono 22,5 (20,8; 24,1) 28,3 (25,7; 30,9) 17,1 (15,1; 19,2) <0,001 Apenas tempo de ecrã 24,3 (22,6; 26,0) 16,2 (14,1; 18,3) 31,8 (29,2; 34,3) <0,001 Atividade física e sono 3,4 (2,7; 4,2) 5,7 (4,3; 7,0) 1,4 (0,8; 2,0) <0,001 Sono e tempo de ecrã 15,4 (14,0; 16,8) 10,9 (9,1; 12,7) 19,5 (17,4; 21,7) <0,001 SP (valor médio) Stresse 5,6 (5,4; 5,8) 4,1 (3,9; 4,3) 7,0 (6,7; 7,3) <00,001 Ansiedade 4,1 (4,0; 4,3) 2,8 (2,6; 3,0) 5,4 (5,1; 5,6) <0,001 Depressão 5,0 (4,8; 5,1) 3,6 (3,4; 3,9) 6,2 (5,9; 6,4) <0,001 Total 14,7 (14,2; 15,2) 10,5 (9,9; 11,1) 18,5 (17,8; 19,3) <0,001 Número de SP (%) 0 sintomas 45,7 (43,7; 47,6) 59,0 (56,2; 61,8) 33,5 (30,9; 36,1) <0,001 1 sintoma 17,1 (15,6; 18,5) 17,6 (15,4; 19,7) 16,6 (14,6; 18,6) <0,001 2 sintomas 14,4 (13,0; 15,8) 11,7 (9,9; 13,6) 16,8 (14,8; 18,9) <0,001 3 sintomas 22,9 (21,2; 24,5) 11,7 (9,9; 13,6) 33,1 (30,5; 35,7) <0,001 SP individuais e combinados (%) Nenhum 45,7 (43,7; 47,6) 59,0 (56,2; 61,8) 33,5 (30,9; 36,1) <0,001 Apenas stresse 7,0 (6,0; 8,0) 6,5 (5,1; 7,9) 7,4 (6,0; 8,9) <0,001 Apenas ansiedade 8,5 (7,4; 9,6) 9,5 (7,8; 11,1) 7,7 (6,2; 9,1) <0,001 Apenas depressão 1,5 (1,1; 2,0) 1,6 (0,9; 2,3) 1,5 (0,8; 2,1) <0,001 Stresse e ansiedade 8,9 (7,8; 10,0) 7,9 (6,3; 9,4) 9,8 (8,2; 11,5) <0,001 Stresse e depressão 3,2 (2,5; 3,5) 2,3 (1,4; 3,1) 4,0 (2,9; 5,0) <0,001 Ansiedade e depressão 2,3 (1,7; 2,9) 1,6 (0,9; 2,3) 3,0 (2,1; 4,0) <0,001 Stresse, ansiedade e depressão 22,9 (21,2; 24,5) 11,7 (9,9;13,6 ) 33,1 (30,5; 35,7) <0,001 O teste t de student e o teste do qui-quadrado foram utilizados para comparar rapazes e raparigas. Abreviaturas: IC, intervalo de confiança; CM, comportamentos de movimento; SP, sintomas psicológicos

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==