Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 130 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico Os resultados obtidos mostram o papel de fatores sociodemográficos como a idade das crianças (na educação pré-escolar), a escolaridade da mãe/cuidadora (em particular no 1.º ciclo) e as medidas de ação social escolar, a par do papel de fatores individuais, nomeadamente os problemas relacionados com a hiperatividade e o comportamento prossocial (em particular no 1.º ciclo), sobre o desempenho académico, demonstrando a importância da avaliação adequada destes fatores na promoção do desempenho e trajetórias académicas. Sabemos, pelo conhecimento científico disponível neste âmbito, que existe uma multiplicidade de fatores subjacentes às relações estudadas, com as diferenças individuais no desempenho académico a serem melhor explicadas pelas interações entre estes fatores. Contudo, face à variância explicada dos modelos obtidos, as variáveis analisadas no presente estudo revelam ser importantes para explicar parte dos fatores envolvidos no desempenho académico, em particular no 1.º ciclo do ensino básico. De forma geral, o desempenho académico na educação pré-escolar foi explicado por fatores sociodemográficos relativos ao género e idade, escolaridade dos pais/cuidadores e medidas de ação social, e pelos fatores psicológicos. No 1.º ciclo do ensino básico, para além dos fatores psicológicos, o desempenho académico foi explicado pelos fatores sociodemográficos relativos à escolaridade da mãe/cuidadora e às medidas de ação social escolar. Sendo verdade que, das variáveis sociodemográficas, apenas algumas podem ser modificadas, estes resultados demonstram que a implementação de medidas dirigidas às variáveis que podem ser alvo de mudança, pode contribuir para a melhoria do desempenho académico. Conclusões
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==