E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 13 Sumário executivo Um padrão semelhante e também independente do nível de ensino foi obtido, com os jovens que referem um agravamento da sua vida com a pandemia e que relatam níveis mais sintomas psicológicos, mais bullying, mais ansiedade em situações de avaliação. Independentemente do nível de ensino, os jovens que referem uma perceção de agravamento da sua vida pela pandemia, relataram despender um maior número de horas nos ecrãs. No caso da prática de atividade física e horas de sono (apenas nos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário) a perceção de melhoria da sua vida depois da pandemia relatam um maior número de horas de sono e maior prática de atividade física durante a semana. (…) os jovens que referem uma perceção de agravamento da sua vida pela pandemia, relataram despender um maior número de horas nos ecrãs (…) No âmbito das competências socioemocionais nos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, piores resultados diferenciaram os alunos com perceção de agravamento da sua vida. No 2.º ciclo, caraterizaram-se por níveis mais elevados de bullying e, nos 3.º ciclo e ensino secundário, caraterizaram-se por níveis mais elevados de sintomas de depressão e sintomas psicológicos. Os alunos com perceção de melhoria de vida após a pandemia, independentemente do nível de ensino, caraterizaram-se por níveis mais elevados de satisfação com a vida. As competências socioemocionais distinguiram os alunos com perceção de melhoria da sua vida: os alunos do 2.º ciclo, reportaram maior otimismo e persistência/ perseverança; os alunos dos 3.º ciclo e ensino secundário, reportaram maior confiança, controlo emocional, sociabilidade, criatividade e sentimento de pertença à escola, para além do otimismo.

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