Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 129 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico jovens passam a maior parte do seu tempo ao longo do ano letivo, pode constituir um enviesamento, na medida em que fornece apenas a visão destes profissionais. A avaliação longitudinal, por recurso a diferentes fontes de informação e a diferentes métodos de avaliação, assume aqui a maior importância e pode contribuir para uma maior robustez dos resultados a obter. Sugerimos, ainda, que estudos futuros se foquem no teste empírico de modelos de mediação, incluindo as variáveis sociodemográficas e individuais que mostram ser relevantes para explicar o desempenho académico, de forma a possibilitar uma compreensão mais abrangente dos mecanismos subjacentes às relações obtidas. Também, a análise do papel do ecossistema social, incluindo determinantes relacionados com a comunidade, família e contexto escolar, sobre o desempenho académico pode contribuir para avaliar mais adequadamente as heterogeneidades obtidas e, dessa forma, dirigir de forma mais adequadas às intervenções a serem desenvolvidas e implementadas.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==