Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 127 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico O papel diferenciado da escolaridade do pai/cuidador na educação pré-escolar (apesar de apenas na região Norte) e, de forma mais generalizada, da escolaridade da mãe/cuidadora na quase totalidade das regiões estudadas no 1.º ciclo, assume maior relevância. Contudo, o mecanismo subjacente a estes resultados fica também por demonstrar. Será que estes alunos obtiveram melhor desempenho académico por os pais/cuidadores (utilizando o termo de forma geral) terem maior escolaridade e, por esse motivo, poderem ter mais competências para os apoiarem nas diferentes tarefas relacionadas com a escola? Ou este resultado foi obtido por via de um maior envolvimento destes pais/cuidadores, dependendo ou não da existência dessas competências, na vida escolar dos seus filhos/crianças? Ou, ainda, sabendo que a um nível de escolaridade mais elevado está associada uma maior probabilidade de estar empregado e ter uma profissão diferenciada, este resultado foi obtido pela maior capacidade de estes pais proporcionarem experiências de aprendizagem aos filhos, contribuindo para o seu desenvolvimento a todos os níveis, com impacto também a nível académico? Estudos posteriores deverão ter estas questões em consideração. Considerando agora o papel dos fatores psicológicos sobre o desempenho académico, os resultados obtidos mostraram, de forma esperada, na quase totalidade das regiões, o papel dos problemas de hiperatividade, incluindo as dificuldades de atenção/concentração, sobre o desempenho académico. Estes resultados estiveram de acordo com os obtidos por Miles e Stipek (2006), Campbell (2007), Salla e colaboradores (2016) e, em 2021, por Armstrong-Carter e colaboradores, e Tamayo Martinez e colaboradores, apontando para a necessidade de avaliação, promoção e, nos casos aplicáveis, intervenção nas capacidades atencionais ao longo do desenvolvimento com vista à promoção do sucesso escolar. Estas capacidades devem também ser tidas em consideração na implementação do currículo escolar, uma vez que podem apresentar um impacto direto ou indireto sobre o desempenho académico. De forma mais específica, apenas em algumas das regiões, os problemas emocionais e o comportamento prossocial foram preditores, no sentido esperado, do desempenho académico em
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==