Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 126 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico Quando explorada a relação unidirecional entre os fatores sociodemográficos e o desempenho académico, os resultados obtidos mostraram que a idade foi, em três das quatro regiões estudadas, relevante para prever o desempenho, mas apenas na educação pré-escolar. Por outro lado, o escalão de ação social escolar (medido no sentido de menor necessidade de apoio) mostrou ser relevante em ambos os níveis de ensino em muitas das regiões estudadas, e o género apenas mostrou desempenhar um papel sobre o desempenho académico na educação pré-escolar na região do Alentejo. Destacamos, também pela sua importância, o papel da escolaridade do pai/cuidador no desempenho académico das crianças da educação pré-escolar na região Norte e, em particular, o papel da escolaridade da mãe/cuidadora sobre o desempenho académico dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico na maior parte das regiões. Sendo expectável que a idade, em termos desenvolvimentais, esteja diretamente relacionada com a aquisição de competências cognitivas e socioemocionais e, em consequência, facilite o desempenho académico, ficando, no presente estudo, por explicar os eventuais mecanismos da relação negativa obtida. Podemos, contudo, ter em consideração que, dado que se observa apenas na educação pré-escolar, a população estudada pode integrar crianças que, à partida, estejam já sinalizadas por dificuldades neurodesenvolvimentais ou de outro foro e, não tendo essa variável sido controlada no protocolo de investigação utilizado, isso possa ter influenciado os resultados obtidos. Por outro lado, os resultados obtidos acerca do papel das medidas de ação social escolar sobre o desempenho académico das crianças/dos alunos em ambos os níveis de ensino, apesar de parecerem depender da região estudada, são demonstrativos da sua importância. Embora não seja possível, pelo caráter do estudo, demonstrar que é a menor necessidade de medidas que apresenta um impacto positivo sobre o desempenho académico ou o desempenho académico mais elevado que diminui a necessidade de medidas, esta relação, a par do papel de eventuais fatores moderadores, deve ser tida em consideração e analisada em maior detalhe em estudos futuros neste âmbito.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==