E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 125 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico O presente estudo teve como objetivo analisar o papel das variáveis sociodemográficas e dos fatores psicológicos sobre o desempenho académico das crianças da educação pré-escolar e dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico no final do 1.º período. Dadas as heterogeneidades anteriormente encontradas no âmbito do Relatório Técnico “Saúde psicológica e bem-estar – Observatório de Saúde Psicológica e Bem-Estar: Monitorização e Ação” (Matos et al., 2022) em termos das diferenças nas regiões nas quais os agrupamentos escolares estudados se enquadram, as análises levadas a cabo neste estudo específico foram elaboradas tendo em consideração o contexto regional. A partir dos resultados obtidos na literatura neste âmbito (e.g., Khanam et al., 2018; Tamayo Martinez et al., 2021; Salla et al., 2016), era esperado que as crianças/os alunos com menos fatores de risco sociodemográficos e psicológicos apresentassem melhor desempenho académico. De uma forma geral, podemos afirmar que os resultados obtidos sugerem a existência de fatores sociodemográficos e psicológicos que, em função do nível de ensino e da região, mostraram explicar de forma diferenciada o desempenho académico dos alunos, demonstrando a necessidade de compreensão destas realidades a diferentes níveis. Os resultados obtidos permitiram observar que, de uma forma geral, em ambos os níveis de ensino, as crianças/os alunos com melhor desempenho académico foram percecionados como apresentando menos sintomas de internalização e externalização, o que esteve de acordo, entre outros, com os resultados obtidos, a nível nacional, por Dias e colaboradores (2022) com crianças e jovens de diferentes níveis de ensino e, a nível internacional, por Keilow e colaboradores (2022), em crianças com 7 e 11 anos. Discussão

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==