Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 123 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico A Tabela 6 apresenta os índices de ajustamento obtidos em cada um dos modelos, por cada um dos níveis de escolaridade e, na Tabela 7, apresentam-se de forma comparativa os resultados obtidos por região, tendo também em consideração o nível de ensino, pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Tabela 6 Coeficientes da análise de regressão múltipla na previsão do desempenho académico dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico R R2 R2 ajustado F Gl p Educação pré-escolar Norte 0,61 0,38 0,37 23,29 7; 271 0,000*** Centro 0,27 0,07 0,07 22,25 1; 293 0,000*** Alentejo 0,50 0,25 0,23 12,9 5; 194 0,000*** Algarve 0,35 0,12 0,10 6,55 1; 47 0,014* 1.º ciclo do ensino básico Norte 0,51 0,26 0,25 44,56 4; 507 0,000*** Centro 0,60 0,36 0,36 51,12 5; 450 0,000*** Área Metropolitana de Lisboa 0,59 0,34 0,33 19,52 3; 112 0,000*** Alentejo 0,59 0,34 0,33 26,01 5; 249 0,000*** Algarve 0,51 0,26 0,24 10,56 2;59 0,000*** *** p < 0,001; * p < 0,05.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==