Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 121 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico Na Área Metropolitana de Lisboa, foi obtida uma equação de regressão significativa, R2 = 34%, F (3, 112) = 19,52, p < 0,001, que evidenciou um modelo composto por três variáveis independentes preditoras, que explicaram 33% da variância (R2 ajustado). Na Área Metropolitana de Lisboa, os resultados obtidos mostraram que o desempenho académico foi explicado pela escolaridade da mãe/cuidadora e pelos sintomas emocionais e de hiperatividade. Ter uma mãe/cuidadora com maior grau de escolaridade, menos sintomas de hiperatividade e menos sintomas emocionais, foram preditores de um melhor desempenho académico na Área Metropolitana de Lisboa (Tabela 5). Já na região do Alentejo, foi obtida uma equação de regressão significativa, R2 = 34%, F(5, 249) = 26,01, p <0,001, evidenciando um modelo composto por cinco variáveis independentes preditoras, que explicaram 33% da variância (R2 ajustado). O modelo explicativo obtido nesta região mostrou que o desempenho académico foi explicado pela escolaridade da mãe/cuidadora e pela medida de ação social escolar, pelos sintomas de hiperatividade, pelos problemas de comportamento e pelo comportamento prossocial. Como é possível observar na Tabela 5, na região do Alentejo, ter uma mãe/cuidadora com maior grau de escolaridade, menos medidas de ação social escolar, menos sintomas de hiperatividade, mais problemas de comportamento e mais comportamento prossocial, foram preditores de um melhor desempenho académico. Por fim, na região do Algarve, a equação de regressão significativa obtida, R2 = 26%, F(10, 56) = 2,59, p < 0,001, evidenciou um modelo composto por duas variáveis independentes preditoras, que explicaram 24% da variância (R2 ajustado). O modelo explicativo obtido mostrou que o desempenho académico foi explicado pelos sintomas de hiperatividade e pelos sintomas emocionais. Assim, na região do Algarve ter menos sintomas emocionais e de hiperatividade, foram preditores de um melhor desempenho académico (Tabela 5).
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