E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 120 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico Desempenho académico nos alunos no 1.º ciclo do ensino básico A Tabela 5 apresenta agora os resultados obtidos para cada um dos modelos explicativos do desempenho académico nos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. A equação de regressão significativa, obtida na região Norte, R2 = 26%, F (4, 507) = 44,56, p < 0,001, evidenciou um modelo composto por quatro variáveis independentes preditoras, que explicaram 25% da variância (R2 ajustado). De acordo com o modelo obtido, na região Norte o desempenho académico nos alunos do 1.º ciclo do ensino básico foi explicado pela escolaridade da mãe/cuidadora, pelas medidas de ação social escolar, pelos sintomas de hiperatividade e pelo comportamento prossocial. Como pode ser observado, ter mães com maior grau de escolaridade, menos medidas de ação social escolar, menos sintomas de hiperatividade e mais comportamento prossocial, foram preditores de um melhor desempenho académico na região Norte (Tabela 5). Na região Centro, foi obtida uma equação de regressão significativa, R2 = 36%, F(5, 450) = 51,12, p < 0,001, evidenciando um modelo composto por cinco variáveis independentes preditoras, que explicaram 36% da variância (R2 ajustado). O desempenho académico dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico nesta região foi explicado pela escolaridade da mãe/cuidadora e pelas medidas de ação social escolar, pelos sintomas de hiperatividade, problemas de comportamento e pelo comportamento prossocial. Nesta região, ter uma mãe/cuidadora com maior grau de escolaridade, menos medidas de ação social escolar, menos sintomas de hiperatividade, mais problemas de comportamento e mais comportamento prossocial, foram preditores de um melhor desempenho académico (Tabela 5).

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