E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Evidencia-se uma pior situação com a idade, e nesta circunstância específica pós-pandémica, um pico no 2.º ano de escolaridade (alunos que iniciaram o seu percurso escolar no ano do início da pandemia?). No que diz respeito ao desempenho académico na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, foi associado a fatores sociodemográficos relativos ao género e à idade, à escolaridade dos pais/cuidadores (escolaridade da mãe) e a medidas de ação social (não adesão), e ainda a fatores psicológicos (nomeadamente a existência de problemas relacionados com a hiperatividade e o comportamento prossocial). No que diz respeito aos alunos mais velhos (2.º e 3.º ciclos e secundário) Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 12 Sumário executivo Tomando por base o cumprimento das recomendações 24 horas do movimento de atividade física, sono e tempo de ecrã, e sua associação a ter sintomas de depressão, ansiedade e stresse, demostramos que é fundamental cumprir as recomendações do movimento para melhoria da saúde psicológica nas crianças e adolescentes. (…) o cumprimento de duas das três recomendações de atividade física, sono ou tempo de ecrã (…) positivamente relacionado com menos sintomas psicológicos (…) Destaca-se o cumprimento de pelo menos duas das três recomendações de atividade física, sono ou tempo de ecrã, estar positivamente relacionado com menos sintomas psicológicos. O sono assume um papel de destaque nesta relação. A idade das crianças e adolescentes aparece como um período crítico para o cumprimento de pelo menos duas das três recomendações de atividade física, sono ou tempo de ecrã.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==