Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 118 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico Na região Norte foi obtida uma equação de regressão significativa, R2 = 38%, F(7, 271) = 23,29, p < 0,001, evidenciando um modelo composto por sete variáveis independentes preditoras, que explicaram 36% da variância (R2 ajustado). De acordo com o modelo obtido, o desempenho académico nas crianças da educação pré-escolar foi explicado pela idade, pela escolaridade do pai/cuidador e pelas medidas de ação social escolar, pelos sintomas emocionais e de hiperatividade, pelos problemas de comportamento e pelo comportamento prossocial. Ser mais novo, ter um pai/cuidador com maior grau de escolaridade, menos medidas de ação social escolar, menos sintomas emocionais e de hiperatividade, mais problemas de comportamento e mais comportamento prossocial, foram preditores de um melhor desempenho académico na região Norte (Tabela 4). Já na região Centro, a equação de regressão significativa obtida, R2 = 7%, F(1, 293) = 22,25, p < 0,001, evidenciou um modelo composto por uma variável independente preditora, que explicou 7% da variância (R2 ajustado). Os resultados obtidos na região Centro mostraram que o desempenho académico das crianças da educação pré-escolar foi apenas explicado pela idade, com as restantes variáveis sociodemográficas e individuais incluídas na análise a mostrarem não prever o desempenho académico destas crianças nesta região. Assim, na região Centro, ser mais novo mostrou prever um melhor desempenho académico (Tabela 4). Na região do Alentejo, foi obtida uma equação de regressão significativa, R2 = 25%, F(5, 194) = 12,9, p < 0,001, evidenciando um modelo composto por cinco variáveis independentes preditoras, que explicaram 23% da variância (R2 ajustado). Nesta região, o desempenho académico nas crianças da educação pré-escolar foi explicado pela idade e pelo género, pelas medidas de ação social escolar e pelos sintomas de hiperatividade e o comportamento prossocial. Ser mais novo e do género feminino, ter menos medidas de ação social escolar, menos sintomas de hiperatividade e mais comportamento prossocial, foram preditores de um melhor desempenho académico na região do Alentejo (Tabela 4).
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==