E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 117 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico Tabela 3 Coeficientes de correlação de Pearson entre o desempenho académico com a idade e as dimensões doSDQ Tendo em consideração estes resultados, todas as variáveis foram incluídas nas análises de regressão múltipla posteriores, realizadas por região NUTS II em cada nível de ensino, de forma a prever o desempenho académico a partir das variáveis sociodemográficas e das variáveis individuais. Desempenho académico nas crianças da educação pré-escolar Apresentam-se na Tabela 4 os resultados obtidos nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve nas crianças da educação pré-escolar. Não são apresentados os resultados obtidos na Área Metropolitana de Lisboa, por, nesta região (com apenas 28 participantes), o critério relativo ao número mínimo definido de casos por variável preditora não ter sido atingido. Desempenho Académico Educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Idade -0,31*** -0,05* Sintomas Emocionais -0,12*** -0,21*** Problemas de Comportamento -0,12*** -0,23*** Hiperatividade -0,22*** -0,43*** Problemas com os Pares -0,16*** -0,19*** Comportamento Prossocial 0,21*** 0,21***

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==