E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 116 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico Os níveis de medida de cada uma das variáveis independentes incluídas nas análises dos preditores da variável dependente critério apresentam-se na Tabela 2. Tabela 2 Níveis demedida das variáveis independentes envolvidas no estudo dos fatores preditores do desempenho académico Variável Independente Nível de medida Respostas Género Nominal 1 = Masculino; 2 = Feminino Idade Intervalar 5– 11 (5 = 5 anos; 11 = anos) Escolaridade do pai Ordinal 1 = Ensino Básico ou Inferior; 2 = Ensino Secundário; 3 = Ensino Superior Escolaridade da mãe Ordinal 1 = Ensino Básico ou Inferior; 2 = Ensino Secundário; 3 = Ensino Superior Medida de Ação Social Escolar Ordinal 1 = Escalão A; 2 = Escalão B; 3 = Escalão C; 4 = Sem Escalão Sintomas Emocionais Intervalar 0– 10 (Sem sintomas; Sintomas extremos) Problemas de Comportamento Intervalar 0– 10 (Sem sintomas; Sintomas extremos) Hiperatividade Intervalar 0– 10 (Sem sintomas; Sintomas extremos) Problemas com os Pares Intervalar 0– 10 (Sem sintomas; Sintomas extremos) Comportamento Prossocial Intervalar 0– 10 (Sem sintomas; Sintomas extremos) Os resultados obtidos através das análises de correlação demonstraram a existência de correlações fracas a moderadas, no sentido esperado, e estatisticamente significativas, entre o desempenho académico em ambos os níveis de ensino com a idade e as dimensões de internalização e externalização do SDQ, as quais variaram entre r = -0,43 (com a hiperatividade, p < 0,001) e r = 0,21 (com o comportamento prossocial em ambos os níveis de ensino, p < 0,001) (Tabela 3).

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