Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 115 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico Tendo em consideração a literatura neste âmbito, foram considerados como potenciais fatores preditores do desempenho académico dos alunos as variáveis sociodemográficas relativas aos jovens (género e idade), pais/cuidadores (escolaridade) e contexto (medida de ação social escolar). Foram ainda incluídas nas análises como potenciais fatores preditores as dimensões do SDQ relativas aos problemas de internalização, externalização e comportamento prossocial. Para esse fim, foram calculadas duas novas variáveis, compostas a partir das respostas fornecidas pelos Educadores e Professores acerca do desempenho académico dos alunos, a essa data, nas respetivas áreas e domínios de aprendizagem. O desempenho académico das crianças da educação pré-escolar foi calculado pelo somatório das aprendizagens adquiridas em cada uma das seis áreas avaliadas. Os resultados obtidos variam entre 0 (Nenhuma aprendizagem adquirida) e 6 (Todas as aprendizagens adquiridas). O desempenho académico dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico foi calculado pela média ponderada dos resultados reportados em cada uma das seis áreas avaliadas. Neste caso, os resultados variam entre 1 (Insuficiente) e 4 (Muito Bom). Apresentam-se na Tabela 1 os valores descritivos obtidos nestas variáveis compostas. Tabela 1 Estatísticas descritivas das variáveis relativas ao desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar e dos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico Desempenho académico N M DP Amplitude Assimetria Curtose Educação pré-escolar 971 3,97 2,42 0 – 6 -0,71 -1,18 1.º ciclo do ensino básico 1524 3,09 0,63 1 – 4 -0,34 -0,70 Resultados
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==