Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 114 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico Análise dos Dados Os dados foram analisados através do SPSS 25.0 (SPSS, Chicago IL, USA). Foram, inicialmente, executadas análises de correlação e direcionalidade dos dados, através dos coeficientes de correlação de Spearman (variáveis com nível de medida ordinal) e Pearson (variáveis com nível de medida intervalar), com o objetivo de verificar a sua dependência da variável critério, o desempenho académico. Posteriormente, foram realizadas análises de regressão múltiplas, pelo método stepwise, nas quais foram incluídas as variáveis sociodemográficas e as variáveis psicológicas que mostraram, nas análises prévias, correlacionar-se com a variável critério. Nestas análises, foram tidos em consideração os pressupostos básicos da realização deste tipo de procedimentos, relativos à relação linear entre as variáveis, normalidade, autocorrelação, multicolinearidade e homocedasticidade. Foi, ainda, considerado como critério base para a realização das regressões a existência de um número mínimo de 5 participantes por cada variável independente preditora (Hair, et al., 2009). Em todas as análises foi considerado um nível de confiança de 95%.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==