E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 113 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico Procedimento Disponível para consulta na página 55. Participantes Participaram 3623 crianças/alunos, 1853 do género feminino e 1770 do género masculino, com idades entre os 5 e os 11 anos (M= 7,25; DP= 1,56). As crianças, 971 do Ensino Pré-escolar e os alunos, 2652 do 1.º ciclo do ensino básico, integravam diversos agrupamentos de escolas nas diferentes regiões do país. Informações detalhadas dos participantes do estudo na página 62. Medidas No presente estudo, foi apenas utilizado o instrumento dirigido à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico, com as respostas a serem fornecidas pelos professores/educadores, que incluía questões referentes a (i) dados sociodemográficos (género, nível de ensino, idade, nível de escolaridade do pai/ mãe/ cuidador e necessidade de medida de ação social), (ii) indicadores do desempenho académico nas crianças da educação pré-escolar e nos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, com base no desempenho académico em diferentes áreas e domínios de aprendizagem; e (iii) indicadores da saúde psicológica e bem-estar, avaliados através do relato dos educadores/professores no Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ, Goodman, 1997; adaptação para a população portuguesa de Marzocchi et al., 2004). O SDQ é constituído por 20 itens, com um formato de resposta numa escala de tipo Likert de 3 pontos (0 = Não é verdade; 2 = É muito verdade) que se agrupam em quatro dimensões relativas a problemas de internalização e externalização, uma dimensão relacionada com o comportamento prossocial e apresenta qualidades psicométricas adequadas na população Portuguesa (Marzocchi et al., 2004). Informações detalhadas dos instrumentos utilizados no estudo na página 78. Método

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==