Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 112 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico associou com os problemas de internalização e externalização em contextos escolares específicos (escolas privadas). Com base na literatura e tendo em consideração que, em Portugal, o papel do nível de ensino e do ecossistema social sobre a relação entre os fatores socioeconómicos e individuais com o desempenho académico não se encontra ainda bem estudado, constitui objetivo do presente estudo a análise dos fatores preditores do desempenho académico em crianças inscritas na educação préescolar e em alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico, tendo em consideração as especificidades regionais. Com base na literatura neste âmbito (e.g., Khanam et al., 2018; Tamayo Martinez et al., 2021; Salla et al., 2016), era esperado que as crianças/os alunos com menos fatores de risco sociodemográficos e psicológicos apresentassem melhor desempenho académico.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==