Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 111 Estudo aprofundado Opapel do contexto regional no desempenho académico das crianças inscritas na educação pré-escolar edos alunos matriculados no 1.º ciclodoensino básico problemas de externalização (Hinshaw, 1992). O baixo desempenho académico tem também mostrado prever o comportamento agressivo (Miles & Stipek, 2006) e, de forma mais geral, os problemas de internalização e externalização (Dias et al, 2022). Como anteriormente referido, e dado o papel que os fatores socioeconómicos representam sobre o desempenho académico, é expectável que a relação entre os problemas de internalização e externalização com o desempenho académico seja mediada por fatores sociodemográficos, como o género, o estatuto socioeconómico e a escolaridade dos pais. No estudo realizado por Dias et al (2022), foram obtidos resultados que demonstraram a existência de diferenças de género na relação entre o desempenho académico e os problemas de comportamento, com um impacto superior nos problemas de externalização nos rapazes. Por outro lado, Armstrong-Carter et al. (2021) obtiveram resultados que evidenciaram a existência de uma relação positiva entre o SES e o desempenho académico, mas apenas em crianças com baixos níveis de comportamento prossocial, o que parece apontar para o papel protetor deste fator relacionado com as competências sociais sobre o risco académico em crianças com baixo SES e pode representar uma resposta adaptativa a essa vulnerabilidade social (Robinson & Piff, 2017). O ambiente social e escolar parece representar também um papel relevante na regulação emocional e comportamental, podendo acentuar o impacto das vulnerabilidades individuais (Rutter, 1985). Contudo, do que é nosso conhecimento, os estudos que se debruçaram sobre o papel do contexto social/regional sobre o desempenho académico são escassos. A nível internacional, num dos primeiros estudos neste âmbito, de coorte, realizado por Flouri e Sarmadi (2016), foram obtidos resultados que demonstraram o impacto do ambiente social na trajetória dos problemas de comportamento e do baixo desempenho académico. Mais recentemente, e também a nível internacional, Lindstrand et al (2022), num estudo realizado com o objetivo de analisar a relação entre os fatores sociodemográficos a nível escolar e familiar com os problemas de internalização e externalização em jovens obtiveram resultados que demonstraram a existência de mais dificuldades em jovens com maior risco pelo contexto familiar e que a educação dos pais se
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==