O estudo integrou quatro tipos de questionários, dirigidos às crianças da educação pré-escolar e aos alunos do 1.º ciclo (respondidos pelos docentes); aos alunos do 2.º ciclo; aos alunos do 3.º ciclo e do secundário e aos docentes. No total, participaram no estudo 8067 alunos dos 5 aos 18 anos (idade média de 10,6 anos) desde a educação pré-escolar ao 12.º ano (44,9% frequentavam o 2.º ciclo do ensino básico, 40,1% o 3.º ciclo do ensino básico ou ensino secundário, e 15% a educação pré-escolar ou o 1.º ciclo do ensino básico); 49,7% dos participantes do género feminino. Dos 1453 docentes participantes, 81,8% pertencia ao género feminino, com idade compreendida entre os 22 e os 66 anos, média de idade 51 anos e com um tempo de serviço entre 0 e 47 anos (média de 26 anos). Na sequência deste estudo da DGEEC“Saúde Psicológica e bem-estar nas escolas Portuguesas” seguiram-se alguns estudos aprofundados de onde se salienta: No que diz respeito aos alunos mais novos (pré-escolar e 1.º ciclo) Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 11 Sumário executivo (…) o género (feminino) está associado a um maior comportamento prossocial (…) Os resultados obtidos mostraram que o género (feminino) está associado a um maior comportamento prossocial (pelo menos no caso da avaliação pelos professores). Fica clara a relação positiva do comportamento prossocial com baixos níveis de problemas de comportamento e de problemas relacionamento com os pares, e ainda a importância para o comportamento prossocial, dos processos cognitivos básicos, tais como a capacidade de atenção e concentração.
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