Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 103 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico A multiplicidade de fatores, a nível sociodemográfico, individual, familiar e contextual, envolvidos no comportamento prossocial está demonstrada na literatura neste âmbito, com as diferenças individuais a poderem ser explicadas pelas interações entre os mesmos. Contudo, a variância explicada dos modelos obtidos neste estudo parece sugerir que as variáveis estudadas, não sendo, obviamente, as únicas, são relevantes para explicar parte dos fatores subjacentes às competências sociais. Em termos globais, pelo menos um terço da variabilidade do comportamento prossocial foi explicada por fatores sociodemográficos relativos ao género e por fatores individuais relativos a sintomas de internalização e externalização. Estes resultados corroboram a necessidade de implementação de medidas dirigidas aos fatores modificáveis, de forma a contribuir para a promoção das competências socioemocionais das crianças e evidenciam, assim, a necessidade de desenvolvimento de programas de continuidade, em contexto escolar, dirigidos à sua promoção e à prevenção dos problemas de internalização e externalização. Neste âmbito, os programas de promoção da saúde e, de forma mais específica, os programas de promoção da saúde mental, devem também focar-se na gestão dos sintomas de internalização e externalização através da melhoria e promoção de competências de autorregulação dos alunos, considerando a existência de fatores que, ainda que de natureza sociodemográfica e contextual, podem impactar no comportamento prossocial e, em consequência, interferir negativamente no desenvolvimento positivo ao longo da vida. Esta é uma mensagem robusta para famílias, educadores e professores e ainda para as políticas públicas no campo da saúde e da educação.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==