Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 102 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico Em resumo, os resultados obtidos mostraram que, em termos demográficos, o género é um fator relevante a ter em consideração na análise do comportamento prossocial. Os resultados mostraram, também, a existência de fatores individuais, relacionados com baixos níveis de problemas de comportamento e de relacionamento com os pares, que mostraram ser relevantes para o comportamento prossocial. Por fim, os resultados obtidos demonstraram, ainda, a importância dos sintomas emocionais e, em particular, dos processos cognitivos básicos, como a capacidade de atenção e concentração, para o comportamento prossocial. Estando a relevância do comportamento prossocial ao longo do desenvolvimento amplamente demonstrada, estes resultados demonstram a importância da avaliação destes processos subjacentes com vista ao planeamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de programas dirigidos à promoção do comportamento prossocial ao longo do desenvolvimento. Fatores como os sintomas emocionais relativos às preocupações, os sintomas de hiperatividade relativos à irrequietude e os problemas de relacionamento com os pares relativos à intimidação por parte dos pares, apresentaram-se, contudo, associados ao comportamento prossocial de forma contrária à esperada. Também, fatores individuais, como os sintomas emocionais relativos à segurança emocional em situações novas, os problemas de comportamento relativos aos roubos, os sintomas de hiperatividade relativos à incapacidade para estar quieto e de distração, bem como os problemas de relacionamento com pares relativos às interações com adultos, não mostraram prever o comportamento prossocial nas regiões estudadas. Conclusões
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==