E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 101 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico Dado que a avaliação destes sintomas foi realizada pelos educadores e professores, é também possível que esta perceção corresponda apenas aos aspetos que são observáveis. Por outro lado, dado que é expectável que a maior parte dos participantes integre crianças com desenvolvimento normativo é, ainda, possível que as preocupações e a irrequietude tenham sido percecionadas pelos professores como indicadores integrantes de um desenvolvimento positivo e não de potenciais dificuldades que as crianças possam apresentar, em particular no momento da avaliação, ainda de adaptação após o início de um novo ano letivo (final do 1.º período). A natureza do estudo, transversal, que apenas permite o estudo das relações unidirecionais propostas a partir dos modelos teóricos e de intervenção não possibilitando o estudo de tendências e relações temporais causais, o número de participantes, que não possibilita a generalização dos resultados, e a utilização dos heterorelatos como fonte única de informação, constituem limitações do presente estudo. Uma avaliação longitudinal, a partir de diferentes fontes de informação, incluindo a observação e análise das redes de pares, pode contribuir para fornecer maior robustez aos resultados obtidos. Estudos futuros devem, ainda, testar empiricamente modelos mediadores, incluindo os fatores sociodemográficos e individuais relevantes na explicação do comportamento prossocial, de forma a possibilitar uma compreensão mais abrangente dos mecanismos subjacentes aos resultados obtidos.

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